REVIFÉ é revivendo com fé!

4 de Fevereiro – Dia Mundial do Câncer

Deixe um comentário

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. 
 
O tema deste ano são mitos universais sobre o câncer, que precisam ser desconstruídos:
Câncer é apenas um problema de saúde
Câncer é uma doença de idosos 
Câncer é questão de destino 
O câncer é uma sentença de morte ( link postado pela editora e redireciona para a aquisição do livro CÂNCER NÃO É UMA SENTENÇA, É APENAS UMA PALAVRA )
 
Depois de alguns anos focando exclusivamente no tópico prevenção, a campanha do Dia Mundial do Câncer deste ano está centrada no quinto alvo da Declaração Mundial do Câncer: Acabar com os mitos e equívocos sobre o câncer. Com o slogan “Câncer – Você sabia?”, o Dia Mundial do Câncer 2013 é uma chance de partilhar fatos reais sobre o câncer e eliminar equívocos em torno da doença.
 
Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países. No ano passado, 80 países se mobilizaram em torno da data.
 

No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

“Com o crescimento e o envelhecimento da população no Brasil, é esperado que o número de casos de câncer aumente no País. Mas isso não significa que todas as pessoas quando envelhecerem vão ter câncer. Entre 30% a 40% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar. Esse é a principal mensagem do Dia Mundial do Câncer este ano: existe prevenção e hábitos saudáveis devem ser adotados, se possível, desde a juventude. É preciso que todos aprendam a se proteger e evitem se expor desnecessariamente a fatores de risco para o câncer.”
Luiz Antonio Santini

Diretor-geral do INCA

“É o medo e a ignorância que fazem com que o câncer se torne um problema maior que o necessário, especialmente nos países em desenvolvimento, como a Índia. Trabalhando em conjunto, podemos alcançar o nosso objetivo mútuo de derrotar o câncer em nossas vidas.”
Y. K. Sapru
Fundador e presidente da Associação de Cuidados de Pacientes de Câncer Índia
 
“Há uma vasta gama de mitos e desinformação sobre o câncer, particularmente on-line onde isso cresce exponencialmente.
O grande volume dessas desinformações ameaça conselhos de saúde baseados em evidências e que podem fazer diferença real na redução do risco de câncer. Pessoas que leem informações não confiáveis on-line sobre as causas de câncer são menos propensos a tomar atitudes simples que comprovadamente reduzem o risco de câncer – não fumar, evitar o sol, manter peso saudável e reduzir a ingestão de álcool.
Professor Ian Olver 
Diretor-presidente, Conselho de Câncer da Austrália
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s