REVIFÉ é revivendo com fé!

Amamentação ajuda a prevenir câncer de mama

Deixe um comentário

Não são apenas os bebês que se beneficiam da amamentação, que também é fundamental para a saúde das mães, e auxilia na prevenção do câncer de mama. O alerta é da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que ressalta a importância de celebrar a Semana Mundial da Amamentação, comemorada entre 1o a 7 de agosto.

A cada ano de amamentação completa, diminui-se de 3% a 4% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama.

De acordo com o mastologista Anastasio Berrettini, presidente da Comissão de Aleitamento Materno da SBM, mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. “A amamentação é uma proteção natural”, explica.

Ainda conforme Berretini, mesmo aquelas que desenvolvem o câncer de mama, se amamentaram por mais de um ano, têm chance de desenvolver um tipo de câncer menos agressivo, com melhor prognóstico.

Estudos atuais sobre os componentes do leite materno sugerem que ocorre também uma proteção contra o desenvolvimento do câncer de mama na idade adulta dos bebês que obtiveram boa amamentação.

Em um estudo recente, constatou-se que 55% das mulheres não fazem o exame das mamas durante a gestação. “Esse acompanhamento durante o pré-natal é fundamental. O ideal é que o exame clínico seja feito uma vez por trimestre. A amamentação ofusca o diagnóstico precoce do câncer de mama”, conclui o mastologista.

Fonte: Gabriel Kabad – Capital News (www.capitalnews.com.br)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s