REVIFÉ é revivendo com fé!

Câncer de mama também atinge animais

Deixe um comentário

Engana-se e surpreende-se quem achava que câncer de mama só atinge as mulheres, que possuem uma campanha importante para a prevenção da doença: o “Outubro Rosa”. Entretanto, muitos animais passam pelo mesmo problema e também sofrem com o tumor nas mamárias (neoplasias)

De acordo com veterinários, é porque os animais de estimação vivem mais, comem rações com conservantes e, também, estão expostos à poluição do meio ambiente. São fatores combinados, que contribuem e deixam os animais sujeitos a desenvolverem a doença.

Mesmo que qualquer animal possa desenvolver a doença, o câncer de mama atinge mais cães e gatos, cuja maior parte dos tumores é maligna e agressiva. Nos cães o tumor da mama é o segundo mais comum, sendo a incidência maior nas cadelas.

De acordo com o veterinário Bruno Baetas, que trabalha no Hospital Veterinário da cidade de Petrópolis (RJ), a doença atinge animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), que possuem todo o aparelho reprodutivo e que foram castrados após numerosos cios. “O fator raça não influência. Em 2012, atendemos cerca de 70 animais com tumores de mama”, informou.

Baetas orienta que a castração dos animais com até um ano de idade, preferencialmente antes do primeiro cio é uma forma de prevenção da doença, além da não utilização de anticoncepcionais e uso de dietas balanceadas.

Para o tratamento, recomenda-se cirurgia para a extração das mama, ou a quimioterapia pré ou pós-cirúrgica, além da utilização de alguns medicamentos anti-inflamatórios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s