REVIFÉ é revivendo com fé!

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Deixe um comentário

Rádio ONU

Mônica Villela Grayley 

Em todo o mundo, mais pessoas morrem por suicídio do que por conflitos, guerras e homicídios combinados. A declaração é da Organização Mundial da Saúde, que marca nesta segunda-feira, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a OMS, os países precisam tomar providências de combate ao problema dificultando o acesso das pessoas a armas, álcool, drogas e pesticidas. Além disso, a simples construção de barreiras em pontes pode levar a uma diminuição de casos.

A agência da ONU informou que as tentativas de suicídio são mais comuns entre mulheres. Mas o número de óbitos é maior entre os homens que tentam se matar.

Segundo a OMS, atualmente, a maior causa de morte entre jovens de 15 a 25 anos é o suicídio. As taxas estão associadas à crise econômica, ao aumento no número de desempregados e também fatores sócio-econômicos, como urbanização e migração.

Uma outra causa para que alguém tente tirar a própria vida são os problemas mentais.

A OMS preparou uma série de diretrizes para a mídia pedindo que a representação do suicídio seja feita de forma responsável reduzindo a estigmatização de doenças mentais.

Uma outra dica da agência para ajudar a prevenir o suicídio é a identificação de pessoas com depressão e ansiedade.

Ao ser perguntado sobre os países, onde o problema era mais constante, o especialista da OMS, Skekhar Saxena, disse que as nações do leste da Europa e da Ásia, como Índia, China, Vietnã e Sri Lanka são as que registram os índices mais altos de suicídio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s