REVIFÉ é revivendo com fé!

Campanha contra câncer de mama pede que mulheres publiquem fotos de seus peitos

Deixe um comentário

SBM alerta para o tipo de câncer, que mata cerca de 10 mil brasileiras por ano
Clique na imagem para ir ao site

A SBM (Soceidade Brasileira de Mastologia) criou uma campanha, chamada “Eu amo meus peitos”, pedindo para que internautas brasileiras enviem fotos de seus seios.

A ideia, apesar de inusitada, serve para apoiar o combate ao câncer de mama — que, segundo a entidade, causa cerca de 10 mil mortes por ano. Normalmente por diagnóstico tardio.

Segundo a SBM, um nódulo fatal tem, em média, mais de 3 cm. Como um nódulo leva de 8 a 10 anos para crescer 1 cm, muitas mulheres passam mais de 20 anos sem acompanhamento.

Além disso, até site e página no Facebook foram criados para apoiar a campanha.

NOTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA

O câncer de mama é o mais temido pela mulher brasileira, independentemente da sua origem, cor ou condição social.

Isso porque, além dos danos físicos, ele é capaz decausar efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e autoestima da mulher. Apesar de ser relativamente raro antes dos 35 anos de idade, suaincidência cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária.

Para todo o Brasil, são esperados cerca de 50 mil novos casos por ano, com aproximadamente 10.000 mortes. A principal causa dessas mortes é o diagnóstico tardio. Para ter uma idéia da importância do diagnóstico precoce, vamos fazer uma conta: sabe-se que um nódulo fatal tem, em média, mais de 3 cm. Sabe-se também que nódulo da mama demora em geral de 8 a 10 anos para crescer 1 cm. Ou seja, muitas mulheres passam mais de 20 anos convivendo com a doença sem tratamento ou acompanhamento. Muitas mortes podem ser evitadas todos os anos no País com procedimentos muito simples.

A forma mais popular para diagnosticar o câncer de mama é a auto-palpação (exame em que a mulher usa sua própria mão para descobrir caroços nos seios). Essa é uma medida caseira e prática, que possibilita diagnósticos mais precoces. Encontrar umnódulo não significa ter a doença: é importante ressaltar que 80% dos nódulos palpados são benignos. Em outras palavras, não é porque encontrei algo que tenho câncer.

Já a mamografia é a medida diagnóstica mais eficiente e recomendada. Por intermédio dela é possível detectar lesões suspeitas, diagnosticando antes mesmo do nódulo ser palpável. Sua realização a partir dos 40 anos pode reduzir a mortalidade docâncer de mama em até 35%. E hoje, graças a esta precocidade diagnóstica, acura pode chegar até 95% dos casos.

Por tudo isso e muito mais, precisamos conscientizar a população sobre a importância da mamografia. Só assim será possível melhorar a condição de acesso ao exame, qualificar os mamógrafos e criar centros de que possam tratar e medicar as pacientes da forma mais rápida possível. Dessa maneira poderemos reverter oquadro brasileiro, em que certos centros demoram até 6 meses para colocar apaciente na mesa de cirurgia.

Contamos com você para continuarmos combatendo o Câncer de Mama!

Sociedade Brasileira de Mastologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s