REVIFÉ é revivendo com fé!

Médicos pedem o congelamento de células-tronco dos trabalhadores de Fukushima

Deixe um comentário

R7.com

Técnica pode ajudar o tratamento de tumores para técnicos expostos à radiação 

Yoshikazu Tsuno/13.04.2011/AFPYoshikazu Tsuno/13.04.2011/AFP

Presidente da Tepco (companhia de energia elétrica japonesa), Masataka Shimizu, pede desculpas pelo acidente na usina de Fukushima

Um grupo de médico oncologistas fez um apelo, nesta quinta-feira (14) [sexta-feira (15) no Japão], para a conservação de células-tronco dos operários que trabalham na central nuclear que entrou em colapso em Fukushima. A medida pode ajudar num eventual tratamento caso os trabalhadores, expostos a níveis mortais de radiação, desenvolvam câncer.

Os especialistas em câncer de quatro hospitais japoneses disseram, em carta à revista britânica The Lancet, que seria recomendável conservar células-tronco de centenas de trabalhadores que tentam evitar uma catástrofe nuclear, na central afetada pelo terremoto e o tsunami do dia 11 de março, situada no nordeste do Japão.

A técnica utilizada consiste em extrair células-tronco do sangue dos operários.

As células poderiam ser utilizadas em alguns tratamentos para favorecer a produção de novas células nos pacientes que desenvolvam eventuais tumores, possíveis de serem eliminados por radioterapia.

As equipes que vêm trabalhando em Fukushima estão expostas a condições extremamente perigosas para a saúde.

Os técnicos tentam extrair a água radioativa da usina para reparar o sistema de resfriamento dos três reatores acidentados.

Segundo o documento divulgado pelos médicos, os riscos envolvidos na operação exigem que se tomem medidas de precaução para proteger a saúde dos trabalhadores envolvidos na operação em Fukushima.

– O fechamento completo desses reatores levará muitos anos. O risco de uma exposição acidental aumenta. Por isso será importante congelar as células.

A carta está assinada por uma equipe de cinco especialistas, dirigidos por Tetsuya Tanimoto, da Fundação Japonesa para a Pesquisa sobre o Câncer, e Shuichi Taniguchi, do Hospital Toranomon, ambos de Tóquio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s