REVIFÉ é revivendo com fé!

Senadora Ana Amélia anuncia cartilha sobre câncer e direitos dos pacientes

1 comentário

Cerca de 500 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer esse ano. A estatística foi divulgada pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) em Plenário, nesta sexta-feira (25), quando abordou problemas enfrentados pelos pacientes e famílias, mas também boas iniciativas para o enfrentamento da doença. Ela citou livro escrito pela advogada pernambucana Antonieta Barbosa com esclarecimentos sobre a doença e os direitos dos pacientes. E informou que, a seu pedido, a advogada também elaborou uma cartilha que agora está sendo publicada pela Gráfica do Senado.

– Todos os pacientes poderão tomar conhecimento amplo de seus direitos e, assim, conduzir sua vida com dignidade – comentou a senadora, informando que o texto está sendo também publicado por editora nacional e assim ganhará maior alcance.

Intitulada Manual de Cidadania do Paciente com Câncer, a cartilha condensa os principais pontos do livro. Na obra, chamada Câncer – Direito e Cidadania, Antonieta Barbosa reuniu tudo o que descobriu sobre a doença e os direitos dos pacientes desde o momento em que ela mesma foi diagnosticada com câncer.

Assista o pronunciamento da senadora:

Como observou a senadora, os pacientes nem sempre conhecem seus direitos, como auxílio doença, isenção de imposto de renda e gratuidade de medicamentos, além da aposentadoria especial na definitiva incapacidade.

– A desinformação mata mais do que o câncer. Desde que tomei conhecimento do livro, que é, na verdade, uma obra social, eu decidi apoiar a iniciativa – comentou, ao lembrar seu esforço de divulgação que levou à ideia da cartilha.

Cuidar dos pacientes

O pronunciamento da senadora antecedeu em três dias à data nacional do combate ao câncer de mama, que é 28 de abril. Após citar as estatísticas de câncer para o ano, Ana Amélia observou que os tipos mais freqüentes, exceto os de pele, são os de próstata e pulmão entre os homens; e de colo de útero e de mama entre as mulheres. Ela disse que os brasileiros que serão alcançados pelo câncer em 2011 correspondem a 0,26% de toda a população.

– A mensagem que quero plantar hoje é de que não esperemos que isso aconteça em nossas famílias para que comecemos a cuidar dos nossos portadores de câncer e de suas famílias – afirmou.

Ana Amélia destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo Instituto da Mama (Inama), núcleo Rio Grande do Sul, e da Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama), que desenvolvem projetos de prevenção, informação e apoio às mulheres sobre o câncer de mama. Outra instituição citada foi o Centro de Apoio Oncológico Luciano (CAOL), sediada em Erechim (RS). A entidade presta assistência a cerca de 600 pessoas a cada ano em 117 municípios gaúchos, além de desenvolver projeto de doação de medula óssea pioneiro no interior do estado, conforme a senadora.

De formação médica, o senador Mozarildo Cavancanti (PTB-RR) elogiou a iniciativa da senadora sobre a publicação da cartilha. Em sua opinião, educar e cuidar da saúde são questões que devem “caminhar juntas”. Vital do Rêgo (PMDB-PB), também médico, disse que a defesa dos portadores de câncer feita pela senadora correspondeu às suas próprias aspirações.

Da Redação / Agência Senado

Anúncios

Um pensamento sobre “Senadora Ana Amélia anuncia cartilha sobre câncer e direitos dos pacientes

  1. Li a materia da Senadora Ana Amélia, sobre a cartilha de paciente com câncer, é de suma importância para os brasileiros, peço a divulgação da mesma nos hospitais, postos de saúde e principalmente nos meios de comunicação para que a população tenha mais conhecimento sobre os direitos dos pacientes de câncer, pois há muita desinformação e uma falta de respeito aos pacientes. A vida é linda e precisa dê cuidado carinho e muito respeito…que haja pessoas mais dedicadas e empenhadas na divulgação desde que crescer a cada seja com crianças ou adultos, tenham mais amor no coração e solidariedade e mas serenidade… Obrigada por esta luta tão importante!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s