REVIFÉ é revivendo com fé!

Paciente exibida em reportagem perde luta contra burocracia e morre

Deixe um comentário

Em janeiro, o Bom Dia Brasil mostrou o drama da dona de casa Raimunda, que precisava de hemodiálise.

Morreu sem sequer dar início ao tratamento.

Em janeiro, o Bom Dia Brasil mostrou o drama da dona de casa Raimunda, uma paciente do Pará que dependia de hemodiálise para viver. Nesta quarta-feira (23), ela perdeu a luta contra a burocracia. Perdeu a batalha contra o descaso.

Dona Raimunda resistiu o quanto pôde, e foram quase dois meses de luta. A dona de casa estava internada e morreu aos 67 anos sem sequer dar início ao tratamento.

“O médico disse que se ela fizesse o tratamento em meia hora, melhoraria”, disse Selma Livramento, filha de Dona Raimunda.

Dona Raimunda tinha problema nos rins e precisava fazer hemodiálise. O drama da paciente foi mostrado no mês passado no Bom Dia Brasil durante uma reportagem que denunciava a existência de 19 máquinas de hemodiálise paradas em quatro hospitais do Pará.

Até o momento, nenhuma das 19 máquinas de hemodiálise está em funcionamento no Pará. Nos dois prontos socorros de Belém são seis os aparelhos guardados, há três anos. Na época da denúncia, o secretário de Saúde de Belém disse que os equipamentos ainda não tinham sido instalados por falta de estrutura nas UTIs. Ele garantiu que tudo estaria resolvido no fim deste mês, mas o prazo já foi adiado para março.

A Secretaria de Saúde do estado informou que vai colocar em funcionamento dez máquinas de hemodiálise em Bragança, a 220 quilômetros de Belém.

“Em no máximo 30 dias vamos fazer funcionar o serviço de hemodiálise do hospital”, garantiu Círia Pimentel, diretora da Secretaria de Saúde do Pará.

De acordo com a Associação dos Renais Crônicos no Pará quase 70 pessoas não conseguem fazer o tratamento. Em um hospital, 25 pessoas já receberam alta, mas continuam internadas para não perder a vaga na hemodiálise.

Fonte: Bom Dia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s