REVIFÉ é revivendo com fé!

Resultado de exame de mama demora até um mês

Deixe um comentário

Dados inéditos do Sismama, novo sistema de informação sobre o câncer de mama no Brasil, mostram que, em um terço dos casos, a demora entre o pedido de mamografia diagnóstica e o resultado chega a 30 dias no sistema público de saúde. A mamografia diagnóstica é aquela feita quando há suspeita de câncer. Além disso, 22% dos exames de punção de nódulos para diagnóstico do câncer têm resultados insatisfatórios, o que pode indicar uma coleta inadequada.

A Sociedade Norte-Americana de Câncer recomenda prazo de 30 dias entre o paciente perceber um nódulo, fazer os exames, detectar o câncer e operá-lo, o que torna os resultados nacionais aquém dos considerados ideais para se evitar que a doença avance e seja mais difícil de ser tratada.

O estudo também revela que 45% das mamografias de rastreamento do câncer (para mulheres saudáveis) foram feitas por pessoas com menos de 50 anos, apesar de a indicação nesses casos poder trazer mais malefícios do que benefícios, em razão da radiação.

No caso das punções, a literatura científica registra exames insatisfatórios em até 20% dos casos – o que coloca a realidade nacional dentro do esperado. Estados como Bahia e Goiás, porém, registraram 37% e 38% de exames insatisfatórios.

O diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini considera, porém, que os prazos de espera até o momento para a mamografia são “bastante aceitáveis”. O câncer de mama é o mais incidente na população feminina, quando descontados os tumores de pele não melanoma, e deve registrar 49 casos a cada 100 mil mulheres neste ano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s