REVIFÉ é revivendo com fé!

Nova lei só permite compra de antibiótico com receita em duas vias

Deixe um comentário

OMS diz que 50% das prescrições desse tipo de medicamento são feitas de forma inadequada
Do R7, com Jornal da Record

A partir de agora, todos os antibióticos com registro no país só podem ser vendidos com receita médica em duas vias, e uma delas tem que ficar na farmácia. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), metade das prescrições de antibióticos no Brasil é feita de forma inadequada.

O objetivo da determinação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) é tentar conter o avanço das super bactérias e evitar o consumo inadequado desse tipo de medicamento.

Uma das vias é carimbada pelo farmacêutico e devolvida ao consumidor. A outra fica no arquivo da farmácias à disposição da fiscalização.

Com uma câmera escondida, repórteres da Rede Record verificaram se as farmácias já estão cumprindo a determinação. Em uma delas, nosso produtor conseguiu comprar o antibiótico de forma correta, com a retenção da receita. Mas como tinha apenas uma via via, ficou sem. Em outras duas drogarias, a venda também só foi feita com a apresentação da receita, mas o farmacêutico não ficou com ela.

Para o gerente de uma farmácia, a proibição deveria incluir outros remédios, mas ele teme que vá dificultar ainda mais a vida do consumidor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s