REVIFÉ é revivendo com fé!

Estou em tratamento para combater a celulite em meu braço!!!A celulite que pode até matar

Deixe um comentário

Tatiana Clébicar – O Globo Online

RIO – A doença que obrigou a cantora Maria Bethânia a se afastar dos palcos no início do mês atende por um nome que faz muita mulher suar. Mas, ao contrário de sua homônima, que não oferece grandes prejuízos à saúde, a celulite infecciosa é grave e, em casos raros, pode até matar. A infecção ocorre quando há inflamação do tecido celular subcutâneo, formado pelas células adiposas. A outra, na verdade, é chamada pelos médicos de lipodistrofia ginóide e é provocada por alterações desse mesmo tecido em razão de um acúmulo de gordura, principalmente em mulheres. Celulite é só apelido para leigos.

A cantora Maria Bethânia teve celulite facial, mas já está recuperada/Foto: Leonardo Aversa - O Globo

– O que é popularmente chamado de celulite é esteticamente incômodo, mas não tem gravidade – explica o dermatologista Omar Lupi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Lupi esclarece que a celulite infecciosa é causada por bactérias como os estreptococos e os estafilococos. Em situações mais raras, pode ser provocada pelos hemófilos, que atingem principalmente recém-nascidos, e pelas pseudomonas, que costumam atacar os idosos. Pacientes imunodeprimidos também podem apresentar a contaminação por fungos. Mas para que os microrganismos se instalem é necessário que haja uma porta de entrada, como uma ferida ou uma picada de inseto.

– A infecção não surge espontaneamente. Em geral, é por algum trauma ou lesão, como cortes e frieiras. Na face, pode ser o caso de uma acne ou um problema odontológico – explica o dermatologista, acrescentando que os diabéticos sofrem mais com a doença.

O médico diz ainda que, no Brasil, cerca de 80% dos casos se manifestam nas pernas. Já na Europa e nos Estados Unidos, a celulite facial é mais comum. O motivo é o clima. Enquanto nos países frios, as pessoas protegem mais o corpo e os pés, deixando apenas o rosto exposto, no Brasil, pernas e pés estão sempre de fora. Em qualquer dos casos, os sintomas são inchaço da região, febre baixa e dor. Alguns casos, podem se manifestar com gravidade.

” Por estar próxima a órgãos nobres, a celulite facial é potencialmente mais grave, porque ela pode levar a uma meningite ou a lesões nos olhos (O. Lupi, dermatologista) “


– As complicações são o surgimento e o rompimento de bolhas, que provocam necrose do tecido. Casos mais raros podem evoluir para sépsis (infecção generalizada). Por estar próxima a órgãos nobres, a celulite facial é potencialmente mais grave, porque ela pode levar a uma meningite ou a lesões nos olhos – diz, acrescentando que também podem ocorrer seqüelas. – Como a inflamação atinge os vasos linfáticos de maneira irreversível, é possível que a região fique inchada permanentemente.

Tratamento com antibióticos na veia

O tratamento é feito com antibióticos, normalmente penicilina cristalina, por sete a dez dias. Ela pode ser administrada por via oral ou intravenosa, e o ideal é que o paciente seja internado. Não foi o caso de Bethânia, que contou com uma estrutura que lhe permitiu receber a medicação intravenosa em casa, e hoje já está totalmente recuperada.

Lupi explica que a erisipela é um dos tipos de celulite. Mas seus sintomas são mais intensos: a febre é alta e a dor e as lesões, mais fortes.

Para a dermatologista Rebeca Maffra, especialista pela SBD e da Clínica MedVita, ao notar qualquer lesão no corpo, com inchaço, vermelhidão e temperatura elevada, as pessoas devem procurar um médico.

– Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menos agressivo tende a ser o tratamento. Se for extensa e não for tratada, ela pode evoluir para óbito – enfatiza a médica.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s