Inca busca foliões doadores de sangue

Instituto espera receber 450 bolsas do material para os quatro dias do feriado de Carnaval

Rio – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) está convocando voluntários para abastecer o banco de sangue antes do Carnaval. A campanha vai até sexta-feira, dia 12. A meta é alcançar a marca de 450 bolsas de sangue para o período de feriadão. De acordo com o instituto, nessa época as doações são reduzidas em cerca de 50%.

“Doar sangue no Carnaval não vai impedir os foliões de aproveitarem a festa. O gesto não representa qualquer risco à saúde do doador”, esclarece a chefe do Serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, ressaltando que todo o material utilizado para a coleta de sangue é descartável.

Depois dos hospitais de emergência, o Inca é a unidade pública de maior movimento de pacientes do Rio de Janeiro. As bolsas são utilizadas em procedimentos cirúrgicos e por pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico e portadores de leucemia. Para atender à demanda, o instituto necessita, em média, de 1.600 doadores por mês.

Para doar sangue, basta estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50kg. Homens podem doar sangue a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres podem doar até três vezes.
O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30 e, aos sábados, de 8h às 12h. Para doar, é necessário apresentar um documento de identificação.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s