REVIFÉ é revivendo com fé!

Começa hoje a 1ª bienal da 'floresta' no Acre

Deixe um comentário

Livros com temática amazônica e nordestina são os destaques.
Cerca de 45 mil pessoas são esperadas até 7 de junho em Rio Branco.
Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

Começa nesta sexta-feira (29) a 1ª Bienal da ‘Floresta’, no Acre. O evento, cujo nome oficial é Bienal do Livro e da Leitura, será realizado na Praça da Revolução Plácido de Castro, em Rio Branco, até o primeiro domingo (7) de junho. A entrada é gratuita.

A bienal é considerada pelos organizadores como o maior evento literário do Acre, cuja capital tem pouco mais de 300 mil habitantes, o que representa a metade da população do estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Praça da Revolução será palco da 1ª Bienal da ‘Floresta’ no Acre (Foto: Gleison Miranda/Secom)
Durante os nove dias da bienal, a organização espera a presença de aproximadamente 45 mil pessoas, cerca de 5,5 mil visitantes por dia. “Queremos incentivar a leitura no estado e formar uma nova geração de leitores”, disse Rose Farias, da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Segundo Daniel Zen, presidente da fundação, o principal foco do evento é mostrar as literaturas amazônica e nordestina. “Durante muito tempo a imigração nordestina no Acre se fez presente. Por isso queremos fazer uma homenagem ao povo nordestino. Um exemplo disso são os trabalhos de autores de cordel que serão apresentados na bienal.”

A organização espera reunir alunos das escolas públicas da capital acriana e de outras cidades do estado e de Rondônia. “Também esperamos que cidades fronteiriças como Assis Brasil (AC) e Brasiléia (AC) tragam pessoas de Cubija (Bolívia) e Inhanpari (Peru)”, disse Zen.

Cinema e música
Além das barracas de livros, palestras, oficinas e debates com os escritores convidados, a Bienal da Floresta traz uma ampla programação musical e uma mostra de filmes nacionais no anfiteatro da Praça da Revolução Plácido de Castro.

Entre os filmes a serem apresentados estão “O Homem que Desafiou o Diabo”, “Vidas Secas”, “Menino de Engenho”, “Macunaíma”, “O Pagador de Promessas” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s