País deve colher segunda maior safra da história, com 134 milhões de toneladas

A safra de grãos 2008/2009 deve alcançar 134,1 milhões de toneladas, de acordo com o 9º levantamento divulgado, nesta segunda-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.

Os dados mostraram queda de 6,9% na colheita, quase dez milhões de toneladas a menos, mas a área plantada aumentou de 47,4 para 47,6 milhões de hectares. De acordo com o presidente da Conab, Wagner Rossi, a estiagem no Sul e o excesso de chuvas no Nordeste comprometeram a colheita. “Mesmo diante das adversidades climáticas, o Brasil vai colher a segunda maior safra da história”.

A região Sul, responsável por 39,8% da produção nacional, foi a área mais afetada pelo clima, com diminuição de 10,2% da produção, estimada agora em 53,5 milhões de toneladas. No Centro-Oeste, a safra será de 48 milhões toneladas; no Sudeste 16,7 milhões toneladas; e Norte com 3,8 milhões de toneladas. No Nordeste, as chuvas nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia comprometeram a produção, que será 4,9% menor, com 11,9 milhões de toneladas.

A Conab avaliou 14 culturas e apenas o arroz registra crescimento. Com mais de 80% da colheita concluída, a produção será recorde, alcançando 12,7 milhões toneladas. O melhor resultado até então foi registrado na temporada anterior, com 12 milhões de toneladas. Já a produção de feijão se mantém estável em 3,5 milhões toneladas.
A produção de milho deve cair de 58,6 para 49,8 milhões toneladas, diminuição de 15%, a mais afetada na safra. Somente no Sul a safra do cereal será 6,1 milhões toneladas menor que a anterior. No Nordeste, as chuvas frustraram as previsões de índices recordes de produtividade para estados como o Ceará. Ainda assim, a colheita do grão crescerá 6,8% na região, totalizando 4,6 milhões toneladas.

As lavouras de soja também serão reduzidas em 4,8%, passando de 60 para 57,1 milhões de toneladas. O estado que mais sofreu foi o Paraná, que colheu 9,5 milhões, que colheu 9,5 milhões de toneladas, queda de 20%.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s