REVIFÉ é revivendo com fé!

Edição de hoje da "Gazeta Mercantil" pode ter sido a última

Deixe um comentário

Rio de Janeiro, 29 mai (EFE).- O jornal “Gazeta Mercantil”, fundado em 1920 e que durante décadas foi uma das principais publicações sobre economia no Brasil, anunciou que sua edição de hoje é a última, a menos que haja um acordo de última hora para evitar seu fechamento.

Os editores do jornal admitiram hoje não saber se a “Gazeta Mercantil” estará nas ruas na segunda-feira.

A continuidade da produção depende de um difícil acordo entre o empresário Luiz Fernando Levy, proprietário e diretor da publicação, e o grupo Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), que adquiriu a marca e editava a “Gazeta Mercantil” há cinco anos.

Levy diz confiar em um acordo de última hora para garantir a sobrevivência do jornal, algo que não foi obtido nos últimos quatro dias.

Por outro lado, a CBM reiterou hoje o conteúdo de um comunicado divulgado na segunda-feira passada, no qual anunciou que deixará de editar a “Gazeta Mercantil” a partir do próximo dia 1º.

Como a publicação não circula nos finais de semana, a edição de hoje pode ter sido a última.

A CBM, que também edita o “Jornal do Brasil”, alega que as dívidas trabalhistas de quase R$ 200 milhões, que seriam de responsabilidade dos proprietários da “Gazeta Mercantil”, tornam inviável a sobrevivência desta.

Apesar não ser o proprietário direto da publicação, a CBM, que capitalizou o jornal e evitou sua quebra, é responsável por sua edição, comercialização e distribuição.

Como responsável pela redação, a CBM anunciou que os jornalistas vinculados à “Gazeta Mercantil” terão direito a férias coletivas de 30 dias a partir da próxima semana enquanto se decide a transferência destes para outras empresas do grupo ou sua demissão.

Segundo o último relatório do Instituto de Verificação de Circulação (IVC), a “Gazeta Mercantil” tinha até 2007 uma tiragem de 70 mil exemplares diários, muito abaixo do jornal “Valor”, fundado em 2000 e hoje líder no ramo de informação econômica no Brasil. EFE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s