REVIFÉ é revivendo com fé!

ÉTICA E ESPIRITUALIDADE NA CURA DA DILMA

Deixe um comentário

Francisco Antônio de Andrade Filho.
Os corações dos homens e das mulheres – patriotas amigos e amigas do Brasil e de outros países -, vibram com a saúde da Dilma. Profissionais de saúde buscam na sua arte clínica, os caminhos da cura do câncer. Autoridades políticas, com suas sábias palavras, torcem pela cura da Mãe do PAC. Líderes e irmãos de diversas denominações religiosas acreditam que Deus proverá saúde e longa vida à ministra da Casa Civil. E a própria Dilma, relaxada e confiante, declara vencer a doença. O Blog Desabafo Brasil e o Blog Dilma produzem uma imprensa da verdade. Todos vivem a ética e espiritualidade na Cura da Dilma.
Neste relato, o diretor técnico do hospital, Antônio Carlos Onofre de Lira, e o diretor clínico, Riad Younes, do Hospital Sírio-Libanês, assinam e divulgam o boletim, nestes termos: “A senhora. ministra submeteu-se a uma ressonância magnética que se mostrou dentro da normalidade. Durante o dia de hoje continuará submetendo-se a novos exames.”.

De outro, lá da China, o digno Presidente do Brasil e “sem medo de ser feliz, Lula fala: “a Dilma está bem, vai fazer a quimioterapia dela e está totalmente curada; ou seja, não tem problema”. Essa, a linguagem rica de energia de um poder com ética e espiritualidade na cura de sua ministra. Por sua vez, o presidente em exercício, José Alencar que luta há anos contra o câncer, testemunha aqui no Brasil: “Dilma Rousseff está bem”. As dores que ela sentiu na perna são decorrência da quimioterapia, da qual foi submetida depois da retirada de um tumor na axila esquerda”.

E do campo religioso, brotam palavras divinas para a cura da Dilma. Entre os evangélicos, a pastora Sandra de Andrade com fé e esperança garante: “…estamos confiantes em nosso Senhor Jesus Cristo e orando para que ele faça uma obra completa em sua vida”. E Jurandi Bezerra de Brito orou: “Que Deus abençoe e ilumine os médicos que estão cuidando da nossa querida ministra”. Mais um caminho que se cruza com o da ética e espiritualidade na cura da Dilma. E assim, será.

E a própria Dilma busca sua cura pessoal. Forte, otimista e cheia de fé em Deus e nela mesma, bradou: “vou vencer o inimigo”. E corajosa, falou: “A medicina avançou muito. Antes, o câncer não era uma doença, era uma sentença. Hoje, é tratável, curável. Eu tive a imensa sorte de ter detectado num estágio preliminar; e acho que tudo isso mostra a importância da prevenção”.
Todas essas posturas revelam os caminhos da felicidade de viver com saúde, de habitar no Brasil.. São bússolas da ética e espiritualidade. Desta feita, para comentários na blogosfera, destaco sete tópicos da minha palestra, proferida no VI Congresso Brasileiro de Alzheimer, Recife/PE, entre 13 a 16 de agosto de 2008:

1-Essa meditação oportuna e pertinente, no campo da filosofia, faz lembrar a mensagem espiritual do Evangelho de Jesus (Lucas, 18:35-43), curando o mendigo de Jericó.
2-Aquele cego que, pelo ouvido, percebeu “o barulho da multidão que passava” ou pelo tato quando “Jesus parou e mandou que o trouxesse”. O homem-Deus chamado Jesus, cheio de compaixão e ternura, confiança, doação, enternecimento, conquista a experiência espiritual de sentir-se filho de Deus, de afeto e de extrema intimidade para com a saúde integral daquele mendigo cego que nesse momento viu seu médico, observou a multidão e as belezas da Natureza. Sua alma não dói mais. Agora, ouvia e via. Sentiu-se feliz e vivo. E enxerga tudo. Que emoções transformadoras de vida. O cego encontrou seu caminho espiritual.
3-O que é ética? Confiança, respeito, unicidade, integridade; palavras-chave, eixos centrais de alguns caminhos da ética e da espiritualidade. Práticas constantes do bem.
4-É no ambiente, hoje, marcado por grandes transformações e processos contraditórios que a Bioética parece nascer como um novo domínio da reflexão e da prática, que toma como seu objeto específico questões humanas na sua dimensão holística, inclusive a espiritual no âmbito da prática clínica, jurídica ou da investigação científica.
5-Nesse sentido, compreende-se o significado da espiritualidade. Alguns estudiosos e pesquisadores entendem ser a espiritualidade “a qualidade de todo ser que inspira e respira; ser que vive como o ser humano, o animal e a planta”. Dá-se não apenas nas religiões, mas nas ciências entre outras dimensões humanas e as da Natureza.
6-Talvez a sabedoria antiga, registrada no Eclesiástico, cap. 30, 16-17, cuja meditação energética possa contribuir para a cura da Dilma. Neste livro está escrito: “Não há riqueza maior que a saúde do corpo, nem contentamento maior que a alegria do coração”.
7-Além disso, essa postura leva a se perceber a ética da responsabilidade coletiva no tornar mais humanos atos profissionais/paciente/família. Ao prestar cuidados, é essencial dar atenção à pessoa como uma totalidade única inserida numa família e numa comunidade.
8-Art. 1° – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza (Código de Ética).

Postado por Jussara Seixas
BLOG DA DILMA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s